quarta-feira, 6 de abril de 2011

O Eterno Vice-Campeão

Na minha história de vinte anos de flamenguista, sempre me perguntei: Afinal, quantos vice-campeonatos possue o Club de Regatas Vasco da Gama? Ele que ao longo de seus cento e doze anos de história já proporcionou muitas alegrias aos seus adversários de finais de campeonatos. Para isso dediquei essa última semana a pesquisar o número exato de vice-campeonatos do Vasco da Gama. Quem sabe, essa não seja uma missão impossível!
Dentre os mais “importantes” que o Clube da Cruz de Malta conquistou estão: a perda do Mundial Interclubes para o Real Madrid, no ano de seu centenário, (um baita presentão), e no ano de 2006 na sua única final disputada pela Copa do Brasil, em que acabou sendo derrotado pelo seu maior rival, o Flamengo.
Na história do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro o confronto Flamengo x Vasco nas finais repetiu-se vinte e uma vezes, sendo onze vezes conquistado pelo rubro-negro e dez pelo time da colina; Um fato bem curioso ocorreu no ano de 1961 onde esses dois times obtiveram o vice-campeonato juntos, sendo o campeão do Estado do ano o Botafogo. Mas como o que realmente interessa é o título, o Flamengo sabe bem como se tornou o maior campeão carioca, com trinta e um títulos ganhos, até o ano ‘passado’!   
Até a seleção brasileira de futebol antes de ser penta campeã da copa do mundo, amargou no ano de sua primeira final mundial em 1950 seu primeiro vice campeonato perdendo o título para a seleção uruguaia, o inesquecível Maracanaço. Que segundo os críticos, essa derrota se deve a presença de jogadores vascaínos na seleção (Barbosa, Augusto, Danilo, Chico e Ademir).
Nessa minha pesquisa consegui contabilizar (alguns) para o Vasco: vinte e três vice-campeonatos cariocas, seis vice-Taças Rio, onze vice-Taças Guanabara e três vice-campeonatos brasileiros, sendo um desses pela Taça Brasil.
Como toda piada referente a vascaínos é associada à vice, lá vai uma delas: “Não se deve discutir com um vascaíno... o freguês tem sempre razão!”, e um coral de outras nações, principalmente as rubro-negras: OOOOOOoooooOOOOOooOOOOOO...VICE DE NOVOO!!”, e assim encerro minha pesquisa com a seguinte conclusão: não importa quantos vices tem o Vasco, pois esses sempre serão bem vindos, o importante é o TÍTULO que ele sempre nos dará ao fim de cada certame.
Por: Weslley Mendonça, com informações de site da CBF; site da FFRJ; Wikipédia, a enciclopédia livre; Desciclopédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário