Pode parecer tarde para falar desse assunto, já que os campeonatos estaduais terminaram no último fim de semana. Mas, muitos criticam e questionam a atual importância dos campeonatos estaduais. Campeonatos esses cheios de tradição e "charme".
Primeiramente temos que ver essa questão do ponto de vista dos times "grandes" e dos "pequenos". Para os "grandes" os estaduais podem ser um grande problema pois ocupam muitas datas do inicio do ano o que diminui o período de pré-temporada o que prejudica a recuperação da equipe, além de não servirem como uma boa preparação para campeonatos mais difíceis como o brasileiro, já que enfrentam times de menor nível técnico. Para os "pequenos" os estaduais podem ser uma das poucas atividades do ano e a chance enfrentar times como Flamengo, São Paulo, Corinthians ou Vasco, entre outros, é financeiramente importante. Sem falar em seus jogadores que veem nos estaduais (assim como na Copa do Brasil) uma chance de aparecer.
Não tenho nada contra a realização dos estaduais, mas sim contra o formato que são feitos. É um absurdo um paulistão com 20 times, é metade de um brasileirão! E quando de 16 times, 8 classificam pra próxima fase algo está errado.
Talvez a solução seja a diminuição de times participantes e assim de datas usadas nos campeonatos, possibilitando às grandes equipes que melhor preparem seus jogadores. Outra alternativa seria uma adaptação ao modelo da Copa da Inglaterra, ou seja, as equipes grandes entrariam na competição em fases mais avançadas enquanto as equipes menores já estariam participando do torneiro nas fases anteriores.
Mas, o fato é que os estaduais não tem mais (nem para as grandes equipes como para as grandes torcidas) a mesma importância de anos atrás. É muito mais uma questão de rivalidade regional do que realmente a procura pelo título. O estadual não serve mais de parâmetro para preparação ou para observação da qualidade de um time (a não ser que ele esteja muito mal) por conta do nível técnico. É preciso que seja observada as necessidades das equipes tanto grandes quanto pequenas, para que ninguém seja prejudicado.
Nem a torcida.
Pryscila Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário