domingo, 8 de maio de 2011

Futebol além do alcance

Em tempos de "globalização", "sociedade da informação" ou outros termos batidos e teorico-filsóficos, o futebol é inserido nesse contexto não somente por ser o esporte mais praticado no mundo ou com um mercado que envolve milhões e milhões de dólares por ano, mas num contexto cultural e midiático também.


Há pessoas que criticam o fato de outras não torcerem para o time local. Então, eu sou do Maranhão e tenho que torcer para um time do Maranhão? E numa visão mais geral e menos bairrista eu sou brasileira e é um absurdo eu torcer para um time inglês?

Não critico aqueles que torcem e amam os times de suas cidades. E muito bonito. Mas, caso paremos para pensar a uma propensão maior de identificação com uma equipe que tenha maior visibilidade. Não basta somente a proximidade "física", uma série de fatores que envolvem a mídia (também) estão envolvidos para esse resultado.


Exemplo disso foi o crescimento da torcida do São Paulo na época que ele ganhou o Tricampeonato brasileiro. A evidencia da equipe na mídia é um fator muito importante por isso elas buscam investir em marketing.

Não basta só o papai chegar, colocar uma camisa e dizer: "Filho, diz: Eu sou  Grêmio!". Você provavelmente  não vai torcer para o time da sua cidade se você só ouve falar do time do Rio de Janeiro ou se você desconhece o campeonato do seu estado. A não ser que alguém te mostre. Aí vem o papel da mídia local de divulgar o futebol ( e o esporte) da região e do próprio time.

E quando falamos de investimento em marketing, falamos dos times europeus. Exemplo claro disso é o Barcelona que ganha a cada dia mais torcedores e admiradores pelo mundo inteiro. Não somente pelo grande e espetacular time que tem. Mas, pelo grande trabalho na divulgação da equipe e de sua marca. E em contribuição a isso aparece a mídia que transmite jogos de diversos campeonatos (Inglês, Português, Alemão, Espanhol, Turco e muito mais...) que são interessantes e tem times de qualidade.

Não é um absurdo alguém que tem um time em cada pais do mundo ou que simplesmente não torce para o time da cidade. Há muita coisa que influencia na decisão de um time e ás vezes são coisas tão sutis que agem "naturalmente" nisso. Se o futebol local quer ganhar visibilidade um trabalho de mídia já deveria ter começado a ser feito pra que as pessoas comecem a olhar de maneira diferente para ele. E se o Brasil quer um dia ter um "Barcelona" muita coisa precisa mudar por aqui.



Por Pryscila Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário