quarta-feira, 4 de maio de 2011

O Espetáculo das Torcidas! Paixão à flor da pele...


“O que mais me fascina é que pessoas estranhas parecem antigas amigas nos momentos de ameaça de gol, existe uma explosão de alegria contagiante. Sentia-me impelida à confraternização, a troca de abraços e sorrisos, como todos os outros. A experiência de união, de compartilhar o amor por uma mesma camisa, pelas mesmas cores, de respeitar uma mesma tradição de glórias passadas e presentes permitia que cada um de nós se reconhecesse na multidão. Na formação de uma consciência, entre os torcedores, de um nós contra os outros”

São com essas palavras da Prof.ª Dr.ª Fátima Antunes, na introdução da sua tese de doutorado “Com Brasileiro Não Há Quem Possa”, que começamos nossa viagem pelos mais belos espetáculos proporcionados por torcidas de futebol. Neste poste passaremos, primeiramente, apenas por alguns países europeus...

Começamos com um grande show da torcida do Besiktas Istambul. No time mais antigo da capital turca, o fanatismo é tamanho que a camisa 12 do time foi aposentada em homenagem à sua torcida. No jogo contra o Liverpool, pela Liga dos Campeões da UEFA, a torcida local teria batido o recorde mundial de barulho em um estádio de futebol: 132 decibéis. Com toda esta empolgação é guiada por pela presença de um animador que puxa os gritos junto com a torcida. 
 

De avião chegamos a Alemanha, mais precisamente ao clássico Borussia Dortmund e Schalke 04. A alegria e devoção dos torcedores alemães à flor da pele nas duas maiores torcidas do país. Tudo isso em pleno o estádio de Dortmund, palco da Copa Mundo da FIFA de 2006. 

Na “velha bota” temos como destaque O Derby della Lanterna, entre Genoa e Sampdoria, que sempre incendeia os genoveses e ressoa no país inteiro. "Já pude vivenciar os maiores clássicos, mas nenhum tem o encanto da Lanterna", afirmou Marcello Lippi. Em Gênova, o clássico dura o ano inteiro, e não só 90 minutos.

Para finalizar, deixei o que para mim é a mais espetacular demonstração de amor a um clube, a uma identidade! Não consigo ver estas imagens sem ficar emocionado com o poder de uma torcida de futebol. A alegria, a tristeza e todos os outros sentimentos retratados em uma só espetáculo – o futebol!

You never walk Alone”, esta é a canção (que virou quase um “hino”) cantada por seus torcedores antes do início e ao final de cada jogo do Liverpool, tradicional time da cidade dos Beatles. Com tamanha importância para o clube, que as palavras You'll Never Walk Alone estão no escudo do clube e nos portões de entrada do estádio Anfield Road. A torcida do Liverpool FC começou a entoar essa música nos estádios nos anos 60. Foi a primeira torcida a cantá-la nos estádios. Desde então, inúmeras torcidas também aderiram a criação de Rogers e Hammerstein II, e também cantam o clássico.

Por Dérek Sthéfano

Fonte:  FIFA.com  /   YOUTUBE.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário